Eduardo Kobra, Você Conhece??




Não sei se já aconteceu com alguém, mas sempre que passo pela Avenida 23 de Maio, sentido bairro, um pouquinho antes do Viaduto Tutóia, ali mesmo, sinto-me feliz por um momento...
Em meio a tortura que é transitar por ali em horário de pico, sempre que passo exatamente neste ponto olho à direita e vejo uma gigantesca obra do muralista e artista plástico Eduardo Kobra, contendo cenas da década de 20, onde tudo era muito mais romântico e aparentemente "calmo" do que nos dias atuais. O trabalho deste magnífico artista me faz sentir um certo saudosismo por uma época que não vivenciei... Infelizmente a maioria das pessoas se preocupa mais com o radar que fica bem próximo à obra...

Os murais de Kobra estão espalhadas por São Paulo! Podemos nos deparar com paredes que se tornam verdadeiras obras de arte em vários lugares, como a Avenida Hélio Pellegrino, Avenida Morumbi, Avenida Sumaré, Praça Panamericana, Avenida Prof. Noé Azevedo, Avenida Rebouças... e por aí vai, com o tema "Muro das Memórias", que remete cenas de São Paulo a décadas atrás. Mais recentemente Kobra fez uma enorme pintura no prédio do SENAC, ali na Avenida Tiradentes, retratando a Rua Direita, em 1905, além do Viaduto do Chá, na década de 50.

Eduardo Kobra nasceu em São Paulo e começou os seus primeiros traços em 1987, junto com a segunda geração de grafiteiros sob a influência do hip hop. Com personalidade inquieta, logo foi aprimorando os seus traços e encontrou na aerografia a parceria ideal para desenvolver a sua exclusiva forma de expressão. Suas criações são ricas em detalhes, extremamente realistas, com uma estética perfeita, pois são frutos de pesquisas detalhadas e contam com a parceria e visão técnica do arquiteto, urbanista e especialista em projeto e execução de trabalhos bi e tridimensionais para espaço público Márcio Rodrigues Luiz.

Kobra entregou no dia 17 de março de 2011 um mural na Rua Domingos de Morais, em frente à estação Vila Mariana do metrô, o primeiro trabalho do projeto "Greenpincel", onde, segundo Kobra, pretende denunciar e combater artisticamente as várias formas de agressão do homem à natureza. Na obra, os tripulantes de um imenso navio baleeiro atacam uma baleia... À esquerda uma frase: "Você tem fome de quê?"

Para saber mais sobre Eduardo Kobra e suas obras (como suas extraordinárias pinturas 3d!), não deixe de visitar seu site oficial clicando AQUI, e confira muitas fotos e informações sobre o artista.

E quando passar pela Avenida 23 de Maio, sentido bairro, um pouco antes do Viaduto Tutóia, esqueça por um momento o radar (dependendo do horário você estará parado mesmo...), não deixe de olhar à direita e admirar uma bela obra de arte!

Clique nas fotos para vê-las com mais detalhes.



Aí está a avenida 23 de Maio antes...





... e depois de Eduardo Kobra!





Uma belíssima imagem da Rua Direita em 1905, feita por Kobra na Avenida Hélio Pellegrino




Outro lindo mural, agora na Avenida Morumbi




Esta ficava na Avenida Noé de Azevedo, bem próximo ao terminal de ônibus da Vila Mariana, antes de Kobra realizar neste espaço o mural  Greenpincel. Se você estivesse passando pela Rua Dr. Pinto Ferraz, com um certo teor alcoólico no sangue, tinha que tomar cuidado! Você poderia acabar se chocando contra esta parede, achando que era extensão da via!




O Porto de Santos pode ser visto na Avenida Sumaré




Mural na Praça Panamericana




Rua Direita em 1905. Este mural de mais de 40 metros fica no prédio do SENAC, na Avenida Tiradentes




Quando Grandes Artistas se Encontram: Eduardo Kobra e Romero Britto!




O Projeto Greenpincel tem como finalidade denunciar e combater artisticamente os danos causados pelo homem à natureza. É bem em frente ao terminal Vila Mariana de ônibus e de umas das entradas para o metrô...





Para saber mais sobre Eduardo Kobra, você pode e deve acessar seu belo site clicando AQUI .

2 comentários:

  1. Artista muito talentoso, obrigada Laura por nos dar a oportunidade de conhecer os autores de obras tão importantes e maravilhosas.Bjos

    ResponderExcluir