Pintores Especiais, Você Conhece??




Enquanto muita gente por aí queixa-se da vida, insistindo em dizer que ela é um fardo a ser carregado até não sei quando, outras pessoas também são insistentes, porém em nos mostrar que cada dificuldade significa um obstáculo a mais e, quando os obstáculos são superados, percebemos que o ser humano tem a capacidade de realizar coisas incríveis!

Exemplo disso são essas pessoas que escolhi para mostrar nesta postagem. Pessoas que, além de especiais, são extraordinariamente fortes e conseguem realizar a arte de forma impensável, dando-nos uma valiosa lição sobre superação.

Um dos mais famosos artistas especiais é o turco  Esref Armagan. Este homem, que nasceu cego, desenvolveu sua própria técnica para pintar, onde primeiro ele faz o desenho utilizando uma técnica braile, e depois vai adicionando as cores, uma de cada vez!
"-Deus me deu a habilidade de pensar e usar esses pensamentos através das mãos. Este é o jeito pelo qual eu conheço o mundo." - explica.

No Brasil, existe a  "Pintores com a Boca e os Pés",  associação internacional que ensina e apóia artistas que são incapacitados de pintar com as mãos, além de divulgar seus trabalhos e permitir que, deste modo, eles consigam ganhar seu próprio sustento, não dependendo de caridades, apenas de si mesmos.

No Site desta associação é possível ler um pouco sobre a história dos artistas. Eliana Zagui, por exemplo, com um ano e nove meses teve Poliomelite (Paralisia Infantil), e ao longo de sua vida aprendeu a fazer inúmeras tarefas do cotidiano, que normalmente seria necessário utilizar as mãos, e também a pintar maravilhosamente bem.

Veja as fotos e reclame menos de sua vida!

Esref Armagan em mais uma de suas obras.



Um dos trabalhos de Esref Armagan. O grande detalhe é que ele nunca viu cor nenhuma...



Um artista membro da associação "Pintores com a Boca e os Pés".



Obra de Eliana Zagui, que também faz parte da "Pintando com a Boca e com os Pés".



Para saber mais, acesse:
Site oficial de Esref Armagan: armagan.com
Site da Associação "Pintando com a Boca e com os Pés":  apbp.com.br
Site de Eliana Zagui: apbp.com.br/elianazagui

Um comentário: