Vôo do Tucano-Toco




O tucano-toco apresenta 56 cm de comprimento e pesa cerca de 540 gramas, sendo o maior de todos os tucanos. Não apresenta dimorfismo sexual: a plumagem é uniformemente negra da coroa ao dorso e no ventre.
Dispõe de uma pele nua amarela ao redor do olho e suas pálpebras são azuladas. O papo é branco e frequentemente tingido de amarelo. O uopígio é branco e a plumagem embaixo da cauda, que forma o crisso, é avermelhada.
A característica mais notável da espécie é o grande bico amarelo-alaranjado, que pode medir 22 cm. O bico do tucano-toco é constituído de tecido ósseo esponjoso, uma estrutura não-maciça e areada como um favo-de-mel. Isso torna o bico mais leve e, portanto, não dificulta o vôo. A ponta da maxila possui uma grande mancha negra.
Estudos realizados com tucanos-toco comprovaram que seu bico também serve com um dispersor natural de calor, devido ao número de vasos sanguíneos nele presentes em contato com o ambiente.
Filhotes apresentam bico curto e amarelo, sem a mancha negra. A pele ao redor dos olhos é esbranquiçada e a garganta é amarela.

O tucano-toco é encontrado nos dosséis das florestas tropicais da América do Sul, desde as Guianas até o norte da Argentina. Sua distribuição ocorre desde o Piauí, Tocantins, Mato Grosso até o extremo norte do Rio Grande do Sul. No litoral, está presente desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina.
Fósseis do Tucano-Toco, da época do Pleistoceno (20.000 anos), foram encontrados em Lagoa Santa, Minas Gerais.


Acrílico Sobre Painel - 12x30cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário