Ronaldo!




Na última segunda-feira, dia 14 de fevereiro, Ronaldo Fenômeno anunciou sua aposentadoria em uma entrevista coletiva, emocionando a todos que gostam de futebol e de pessoas que superam desafios. A trajetória de Ronaldo Luís Nazário de Lima no mundo do futebol conta com muitos altos e baixos, é verdade,  porém suas conquistas superam todas as dificuldades que teve ao longo dela.

Afinal, o que dizer de uma carreira que começou lá em São Cristóvão, time que pagava o transporte para o garoto Ronaldo poder ir aos treinos, e chegou ao máximo que um jogador pode chegar, recebendo o prêmio de melhor jogador do mundo por três vezes? O que dizer de um atleta que, mesmo com um contrato vitalício com uma das maiores empresas esportivas do mundo, persistiu em seguir em frente e trazer uma Copa do Mundo para o Brasil, sendo que quatro anos antes deste feito grande parte dos brasileiros o culpavam pela derrota na França? Deixando sua vida pessoal de lado, a trajetória de Ronaldo merece sim todo o respeito

Os feitos de Ronaldo começariam logo cedo, aos 16 anos, quando estreou no futebol profissional, atuando pelo Cruzeiro e já em seu primeiro campeonato tornava-se o principal artilheiro da equipe, com 12 gols em 14 partidas.




Logo o jovem despertaria o interesse dos clubes europeus, sendo contratado pelo PSV Eindhoven, da Holanda, por 6 milhões de dólares. Após essa equipe, Ronaldo ainda defenderia os times europeus Barcelona - onde recebe o apelido de El Fenômeno e foi considerado pela primeira vez o melhor do mundo - Internazionale de Milão, Real Madrid e Milan.




Na seleção brasileira Ronaldo detém dois títulos mundiais: Um em 1994, onde não jogou e outro em 2002, onde, após ter sido apontado como o responsável pela perda do título de 1998, ressurge como a grande estrela, conduzindo a seleção ao tão sonhado pentacampeonato mundial. Ronaldo também é o maior artilheiro em copas de todos os tempos, com 15 gols.




Ronaldo retornou ao Brasil em dezembro de 2008, defendendo as cores do Sport Club Corinthians Paulista, onde após conquistar a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista de 2009 e trazer muito dinheiro ao clube, encerrou sua carreira, devido as fortes dores que ainda sentia, devido às várias lesões que teve ao longo dos anos e por sofrer de hipotireoidismo, um distúrbio metabólico que desacelera o metabolismo e dificulta a perda de peso.
Sua despedida deixou a todos emocionados! Com certeza Ronaldo deixará saudades por suas atuações no campo, por seus dribles, seus gols... mas, acima de tudo, por mostrar a todos que quando temos um objetivo e focamo-nos nele, não existe barreiras intransponíveis. Seus exemplos de superação dentro das quatro linhas são uma lição para quem está pensando em desistir de algo. Obrigada, Ronaldo!



2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria homenagem ao Fenômeno Laura, um grande jogador que teve a dignidade de reconhecer a hora de "pendurar as chuteiras".
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Andréa. Na minha opinião o Ronaldo marcou a toda uma geração por sua superação nos piores momentos da carreira. Força que falta para muitos hoje em dia...

    ResponderExcluir