Romero Britto, Você Conhece??





"Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cores para a minha vida".  Essa frase resume o quão difícil foi a infância e o quão importante é a obra deste Pernambucano, nascido em Recife em 06 de Outubro de 1963, que aos 8 anos já começava a demonstrar interesse pela arte, pintando em jornal, papelão e sucata. Aos 14 anos, Romero Britto fez sua primeira exposição pública e vendeu seu primeiro quadro para a OEA (Organização dos Estados Unidos).

Sua infância humilde não impediu que Romero Britto conquistasse seus ideais. Estudando em escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para conhecer lugares novos e ver a arte que o inspirava apenas em livros. Durante um ano pintou e exibiu seus trabalhos em vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha e outros. Quando voltou para sua terra natal, percebeu que seu desejo de ter contato com o mundo através de sua arte ficou ainda mais forte. Com isso desistiu do Curso de Direito e decidiu visitar um amigo de infância, Leonardo Conte, que estava estudando inglês em Miami, onde por lá trabalhou como atendente de lanchonete e lava-rápido, ajudante de jardineiro e caixa de loja.


Foi na galeria Steiner Gallery, em Bal Harbour, que Berenice Steiner e Robyn Tauber começaram a vender seus trabalhos a entusiastas da arte do mundo inteiro. Suas obras tiveram um salto ainda maior quando o Diretor Presidente da Absolut Vodka, Michael Roux, o convidou para criar uma pintura para ser utilizada em uma nova campanha da vodka. Romero Britto foi o quinto artista contratado por esta empresa.


Hoje suas obras são mundialmente conhecidas, geralmente utilizando tezturas gráficas que tratam de assuntos importantes do dia-a-dia. Suas obras, na maioria das vezes, não são exatamente iguais à realidade, pois apresentam linhas, pontos, divisões e fragmentos de sua assinatura (em grande parte das obras). Pode-se ver os traços de Romero Britto em várias propagandas comerciais, como a da Omo, carros como o Bentley Continental GT e o Audi RS4, além de caricaturas de vários famosos, como Michael Jackson e uma homenagem à atual presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, em uma publicação no The New York Times Magazine, a revista dominical do The New York Times, por considerá-la "uma coisa maravilhosa".
É o primeiro artista brasileiro a expor suas obras no Museu de Louvre, em Paris, e contabiliza mais de 100 exposições em todo o mundo. Todo esse sucesso não o impede de estar sempre engajado em várias causas sociais, como na parceria com as sandálias Dupé, onde doou integralmente seu cachê para a AACD.


Atualmente, Britto mora nos Estados Unidos e é casado com a estadunidense Sharon, com quem tem um filho.


Os traços inconfudíveis de Romero Britto



Absolut Vodka by Romero Britto



Audi RS4



Bentley Continental GT



Homenagem a Michael Jackson



Exposição de Romero Britto no Museu de Louvre. O primeiro brasileiro a conseguir tal façanha.



Caricatura de Dilma Rousseff, homenagem após sua vitória nas urnas feita no The New York Times Magazine.



Em uma de suas várias campanhas sociais, Britto assina uma coleção especial de chinelos da marca Dupé, onde parte das vendas dos produtos são destinadas à entidade AACD.



Toda a arte de Romero Britto pode ser vista nos seguintes endereços:

Site Oficial: www.britto.com
Site Oficial no Brasil: www.romerobritto.com.br

17 comentários:

  1. Oi Laurinha, não sei se já comentei com vc, mas adoro a arte de Romero Brito, acho lúdica, moderna,linda, adorei a postagem falando sobre este artista, obrigada

    ResponderExcluir
  2. Realmente ele tem uma sensibilidade muito grande, não é à toa que seu trabalho é chamado por muitos como "arte da cura"!

    ResponderExcluir
  3. oi, sou Sandra Regina moro em Olinda, PE, acompanho a carreira de Romero Brito a anos e acho tudo lindo cheio de vida, amor, cores.Sou chocolatier e tenho muita vontade de reproduzir algumas de suas obras em chocolate,assim q o fizer certamente mandarei de presenta para ele. bjs

    ResponderExcluir
  4. Hmmm, que delícia, adorei a idéia!!! Sandra, quando reproduzir as obras do Britto em chocolate, não esqueça de mandar um pra mim, hein? rsrsr. Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. qs pitura bonita xhalô amigos só dos estados unidos da america qm esta esgrevendo é minha prima q é do brasil n sou adapitada com essa fala português sou haymariva

    ResponderExcluir
  6. Hello Janielly! Really Romero Britto's paintings are very beautiful! No matter what our nationality, art unites the world! Thank you for your comment!

    ResponderExcluir
  7. as imagens dele eu ja fiz uma imagem dela que fala sobre a amizade

    ResponderExcluir
  8. adoro vc. seus trabalhos são maravilhosos

    ResponderExcluir
  9. romemro vc desenha e pinta mto bem bjos paulo

    ResponderExcluir
  10. Obrigada a todos pelas postagens! Só não entendi de que resto o último comentário se refere... Como está na postagem sobre Romero Britto, todas as suas obras podem ser vistas no site oficial dele: www.britto.com .
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. A arte de Romero é maravilhosa,encantadora;pena que seja pouco reconhecida em nosso país.Eu sou apaixonada
    pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  12. QUE LEGAL, GENTE! AGORA HÁ UMA LOJA ESPECIALIZADA EM ROMERO BRITTO, COM VÁRIAS GRAVURAS, CANEQUINHAS, OS LINDOS CHINELINHOS DA DUPÉ E MUITO MAIS!!!!!
    É UMA LOJINHA MUITO FOFA QUE SE CHAMA "ARTE MODERNA", FICA NA RUA JOAQUIM TÁVORA, 1629.
    O SITE DA LOJINHA É ARTEMODERNAMOLDURAS.COM.BR
    ESPERO QUE GOSTEM DA DICA!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. a art se encontra em todo 'lugar' basta abrir o coração...e transforma tudo em art...

    ResponderExcluir